Composição do Ar

Kit Só Escola Autismo

Quando paramos para pensar sobre a composição do ar imediatamente somos levados a pensar no gás oxigênio (20,95%), claro que o mesmo faz parte dessa composição, assim como o gás carbônico (0,03%,) e dentre outros gases nobres como o argônio (0,93%), não esquecendo de mencionar o vapor da água, mas na verdade, o gás em maior abundância na composição do ar é o Nitrogênio contando com (78% )da sua  disposição de gases na atmosfera.

Composição do Ar

AFINAL, O QUE É AR?

O ar envolve todo planeta com a sua grande variedade de gases que compõem e formam a camada atmosférica, ou seja, o mesmo é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, graças a ele podemos respirar o oxigênio, substância essa necessária para a permanecia dos seres vivos.

Mas eis a questão, qual lugar que podemos encontrá-lo? Como sabemos o ar não possui cheiro e muito menos cor, o mesmo está presente no redor das pessoas em forma de gases, poeira, nos poros do solo, dissolvida na água e dentro do corpo dos seres vivos.

AFINAL, O QUE É AR?

Quanto mais próximo ao nível do mar, mais o ar está presente na atmosfera, assim, quanto maior for à atitude, menor a quantidade de ar presente na atmosfera, ou seja, há menor concentração e variedades de gases, nesse fator, a dificuldade se torna maior no processo de respiração em lugares com maior atitude como montanhas.

A existência da atmosfera é de extrema importância para a existência da vida na terra, a mesma foi dividida em algumas camadas como: a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, as junções de todas formam mais de 100 km de extensão na atmosfera.

Composição do Ar

COMPONENTES DO AR

NITROGÊNIO (N)

Como mesmo visto, o nitrogênio é o principal gás constituinte da composição do ar, mas é necessário ressaltar, que não o usamos necessariamente para respirar, isso mesmo, o nitrogênio está presente em nosso corpo nas proteínas, e as proteínas em seu núcleo de moléculas contem uma grande parte do nitrogênio.

Mas, essa parte de proteínas, só é constituída pelo nosso corpo, através da alimentação com o consumo de (vegetais, carnes, frango, soja, dentre outros alimentos) Eis que surge o seguinte questionamento: Como o nitrogênio é pego do ar e transformado em moléculas? São as bactérias, chamadas de nitrificantes, esse processo é chamado de “Ciclo do Nitrogênio”, ou seja, o nitrogênio é retirado do ar, mas é necessário que alguém o devolva (senão ele consequentemente acabaria) são as bactérias que pegam e transformam em gás em molécula orgânica e também devolvem o mesmo para atmosfera.

Esse processo está contido em quatro fases principais: Fixação, Amonização, Nitrificação e Desnitrificação.

OXIGÊNIO (O)

O oxigênio representa cerca de 21%  de disposição do ar e faz parte do processo de respiração celular, todos os seres vivos como animais, plantas, seres humanos, estão respirando e obtendo o oxigênio. 

O oxigênio também é essencial no processo de combustão, ou seja, para que haja o fogo, só com a presença do gás especifico.

O chamado “Ciclo de oxigênio” é um processo a quais diferentes elementos possibilitam a circulação constante do oxigênio usufruído pelos seres vivos, e possui importantes processos como a fotossíntese e a respiração.

GÁS CARBÔNICO (CO₂.)

Como mesmo visto o gás carbônico ou chamado também de dióxido de carbono representa apenas 1% de constituição do ar, ele é eliminado na nossa expiração, esse processo é muito importante para os seres fotossintetizantes (plantas), ou seja, as plantas produzem o próprio alimento e sobrevivem pegando o gás carbônico.

Além disso, o gás carbônico também é importante na retenção de calor devido a sua presença na atmosfera, ou seja, quando o sol se põe, o calor não vai totalmente embora, ele é retido devido à concentração do gás permitindo o fenômeno chamado “efeito estufa”, assim, o gás carbônico em excesso devido às grandes queimadas e a construção de grandes indústrias gera o terrível” aquecimento global”.

Leia também: Amido.

GASES NOBRES OU GASES RAROS.  

Esses gases não se misturam com outros gases, temos como exemplo o gás Helio- HE (0, 0005), o mesmo é utilizado para permitir o deslocamento do ser humano em balões, dentre outras funções.

Temos como exemplo também radônio (Rb) conhecido por ser muito radiativo e utilizado principalmente em câmeras de tratamentos voltados ao câncer, e não podemos deixar de mencionar neônio= NE (0, 002%) que é utilizado nas famosas lâmpadas de neon.

E por fim, o xenônio= Xe (0, 00009), o mesmo está nos flash das câmeras, e o argônio, que é muito importante no uso das lâmpadas e também na conservação de materiais que devido ao tempo podem enferrujar.

VAPOR DE ÁGUA

O vapor da água também pode ser visto como componente da composição do ar, essa composição ajuda a manter a regulação da temperatura na terra devido à umidade no ar atmosférico.

A umidade relativa do ar é de extrema importância, pois garante a saúde dos seres vivos, para se ter idéia, sem essa umidade, pode acarretar diversos problemas respiratórios.

Importante mencionar, que o vapor d’ água constitui as nuvens e à chuva, processos esses importantes para o ambiente a qual vivemos.

POEIRA

Já a poeira depende muito das condições climáticas de cada ambiente, visto como um componente variável. A poeira é um material solido de grande presença na atmosfera, a mesma pode ser um fator agravante a saúde, principalmente ocasionando problemas respiratórios quando são inaladas pelas vias respiratórias.

Veja outro artigo: Carboidratos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

O assunto pode ser exemplificado de forma bastante didática seja em atividades práticas como a construção de objetos que podem voar como leques, aviãozinho, barcos, papa-ventos, cata-ventos, em vídeos, leituras, enfim, há bastantes possibilidades.

Outra atividade de grande relevância e que pode muito ajudar na construção e fixação do conhecimento sobre o ar, é a construção de uma cruzadinha a qual pode ser realizada em uma folha de papel já impressa ou para fins mais didáticos até feitas com cartolinas e letras, a qual cada aluno vai colocando a letra pensada até formar a palavra correta.

Kit Alfabetização Só Escola
TURBINE O APRENDIZADO DO SEU PEQUENO! Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.