Artur Bernardes

Biografia de Artur Bernardes

Artur Bernardes (1875-1955) marcou sua trajetória como presidente do Brasil entre 1922 e 1926. Herdando o posto de Epitácio Pessoa e entregando-o a Washington Luís.

Nascido em Viçosa, Minas Gerais, em 8 de agosto de 1875, Artur Bernardes era filho de Antônio da Silva Bernardes e Maria da Silva Bernardes. Sua educação formal começou no Colégio de Caraça, localizado em Minas Gerais.

Para seguir seus estudos, Artur Bernardes trabalhou no setor comercial. Posteriormente, ingressou na Faculdade Livre de Direito em Ouro Preto e finalizou seus estudos na Faculdade de Direito de São Paulo em 1900.

Veja também: Formas de Governo

Carreira Política de Artur Bernardes

Seu ingresso na política começou como vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa em 1906. Logo após, em 1907, ascendeu ao cargo de Deputado Estadual. Em 1909, foi eleito Deputado Federal.

Em 1910, optou por renunciar ao seu mandato para se tornar Secretário de Finanças de Minas Gerais. Retornou à Câmara dos Deputados em 1915.

Ele alcançou o posto de governador de Minas Gerais entre 1918 e 1922.

Presidente da República

Sua candidatura à presidência se deu no contexto da “política de café com leite”, uma alternância entre candidatos de São Paulo e Minas Gerais, visando o período de 1922-1926.

Tendo o apoio do então presidente Epitácio Pessoa, Bernardes enfrentou a oposição da “Reação Republicana”, que indicou Nilo Peçanha como candidato.

A campanha presidencial foi manchada pelo escândalo das “cartas falsas” publicadas pelo Correio da Manhã, resultando em um período de agitação e a Revolta do Forte de Copacabana, liderada pelo Capitão Euclides da Fonseca.

Artur Bernardes venceu as eleições, mas enfrentou uma crescente oposição durante seu mandato.

Confira também:

Revoltas e Agitações

Seu governo enfrentou inúmeras revoltas e agitações, como “O Pacto de Pedras Altas”, “A Revolta Paulista de 1924” e a famosa “Coluna Prestes”. Para lidar com as manifestações, a administração implementou medidas rigorosas, incluindo censura à imprensa.

A Economia do País

O cenário econômico brasileiro durante sua gestão era desafiador. Somente nos momentos finais de seu mandato, Bernardes conseguiu estabilizar a economia.

Reforma Constitucional

Em 1926, promoveu uma reforma constitucional, fortalecendo os poderes presidenciais.

Sucessão

Após seu mandato, Washington Luís, do Partido Republicano Paulista, assumiu a presidência.

Exílio

Após ser eleito senador por Minas Gerais em 1927, Bernardes foi preso e deportado para a Europa devido ao seu apoio à Revolução Constitucionalista de 1932.

Deputado

Após seu retorno, Bernardes retomou sua carreira política e foi eleito deputado federal. Durante o período de 1946, ele se destacou na defesa do monopólio estatal do petróleo e contra a proposta de internacionalização da Amazônia.

Artur Bernardes veio a falecer no Rio de Janeiro em 23 de março de 1955.


(RESUMO) Biografia de Artur Bernardes

Artur Bernardes (1875-1955) foi um político brasileiro que serviu como presidente entre 1922 e 1926, sucedendo Epitácio Pessoa e sendo precedido por Washington Luís. Natural de Viçosa, Minas Gerais, ele iniciou sua jornada política como vereador, elevando-se rapidamente a cargos estaduais e federais. Durante sua campanha presidencial, enfrentou a controvérsia das “cartas falsas”, que culminou na Revolta do Forte de Copacabana. Seu mandato como presidente foi marcado por diversas agitações e revoltas. Apesar dos desafios econômicos, conseguiu estabilizar a economia no final de seu governo. Posteriormente, após um período de exílio na Europa, Bernardes retomou sua carreira política, defendendo o monopólio estatal do petróleo e opondo-se à internacionalização da Amazônia. Sua vida terminou no Rio de Janeiro em 1955.