O que é: Flexão

O que é Flexão?

A flexão é um processo linguístico que consiste na alteração de uma palavra para indicar diferentes categorias gramaticais, como gênero, número, pessoa, tempo, modo, entre outros. Essas alterações são realizadas por meio de morfemas, que são unidades mínimas de significado que se agregam à palavra base.

Flexão de Gênero

A flexão de gênero é uma das formas mais comuns de flexão na língua portuguesa. Ela ocorre quando uma palavra muda sua forma para indicar se é masculina ou feminina. Por exemplo, a palavra “cachorro” flexiona para “cachorra” quando se refere a uma fêmea. Essa flexão de gênero é importante para concordância com outras palavras na frase.

Flexão de Número

A flexão de número é outra forma de flexão muito presente na língua portuguesa. Ela indica se uma palavra está no singular ou no plural. Por exemplo, a palavra “livro” flexiona para “livros” quando se refere a mais de um. Essa flexão de número também é importante para concordância com outras palavras na frase.

Flexão de Pessoa

A flexão de pessoa é utilizada para indicar quem realiza a ação verbal. Na língua portuguesa, temos três pessoas: primeira pessoa (eu/nós), segunda pessoa (tu/vós) e terceira pessoa (ele/ela/eles/elas). A flexão de pessoa ocorre principalmente nos verbos, que se modificam de acordo com a pessoa que está realizando a ação.

Flexão de Tempo

A flexão de tempo é utilizada para indicar o momento em que uma ação ocorre. Na língua portuguesa, temos três tempos verbais principais: presente, passado e futuro. A flexão de tempo ocorre nos verbos, que se modificam para indicar em qual tempo a ação está sendo realizada.

Flexão de Modo

A flexão de modo é utilizada para indicar a maneira como uma ação é realizada. Na língua portuguesa, temos três modos verbais principais: indicativo, subjuntivo e imperativo. A flexão de modo ocorre nos verbos, que se modificam para indicar o modo em que a ação está sendo expressa.

Flexão de Grau

A flexão de grau é utilizada para indicar intensidade, tamanho ou qualidade de um substantivo ou adjetivo. Na língua portuguesa, temos três graus: normal, comparativo e superlativo. A flexão de grau ocorre principalmente nos adjetivos, que se modificam para indicar o grau em que o substantivo está sendo descrito.

Flexão de Caso

A flexão de caso é utilizada para indicar a função sintática de um substantivo na frase. Na língua portuguesa, temos dois casos principais: nominativo (sujeito) e acusativo (objeto direto). A flexão de caso ocorre principalmente nos pronomes, que se modificam para indicar o caso em que estão sendo utilizados.

Flexão de Voz

A flexão de voz é utilizada para indicar a relação entre o sujeito e o verbo na frase. Na língua portuguesa, temos duas vozes principais: ativa e passiva. A flexão de voz ocorre nos verbos, que se modificam para indicar se o sujeito pratica ou recebe a ação verbal.

Flexão de Aspecto

A flexão de aspecto é utilizada para indicar a duração ou a conclusão de uma ação verbal. Na língua portuguesa, temos dois aspectos principais: imperfectivo e perfectivo. A flexão de aspecto ocorre nos verbos, que se modificam para indicar se a ação está em andamento ou se já foi concluída.

Flexão de Locução

A flexão de locução é utilizada para indicar a relação entre duas ou mais palavras na frase. Na língua portuguesa, temos diversas locuções, como locuções prepositivas, locuções adverbiais, locuções conjuntivas, entre outras. A flexão de locução ocorre quando uma das palavras da locução se modifica para concordar com outra palavra na frase.

Flexão de Artigo

A flexão de artigo é utilizada para indicar o gênero e o número de um substantivo. Na língua portuguesa, temos dois artigos principais: o (masculino) e a (feminino). A flexão de artigo ocorre quando o artigo se modifica para concordar com o substantivo que está acompanhando.

Flexão de Numeral

A flexão de numeral é utilizada para indicar a quantidade ou a ordem de algo. Na língua portuguesa, temos diversos numerais, como cardinais, ordinais, multiplicativos, entre outros. A flexão de numeral ocorre quando o numeral se modifica para concordar com o substantivo que está acompanhando.

Flexão de Advérbio

A flexão de advérbio é utilizada para indicar circunstâncias de tempo, lugar, modo, entre outras. Na língua portuguesa, a maioria dos advérbios não sofre flexão, mantendo a mesma forma para diferentes contextos. No entanto, alguns advérbios podem sofrer flexão de grau, indicando intensidade.

Flexão de Preposição

A flexão de preposição é utilizada para indicar a relação entre dois termos na frase. Na língua portuguesa, as preposições não sofrem flexão, mantendo a mesma forma para diferentes contextos. No entanto, algumas preposições podem se combinar com outras palavras, formando locuções prepositivas.