Angela Merkel

Biografia de Angela Merkel

Uma Jornada Política Extraordinária:

Angela Merkel, nascida em 1954, é uma figura proeminente na política alemã. Ela desempenhou o papel de chanceler da Alemanha de 2005 a 2021, marcando seu nome na história como a primeira mulher a liderar o país e se estabelecendo como uma das líderes políticas mais influentes do mundo.

A Vida Inicial de Angela Merkel

Angela Dorothea Merkel viu a luz do dia em Hamburgo, na antiga Alemanha Ocidental, em 17 de julho de 1954. Ela era a filha mais velha de um pastor protestante, e sua família se mudou para Templin, na região oriental do país, quando Angela tinha apenas alguns meses de idade. Foi lá que seu pai assumiu uma igreja luterana e Angela cresceu.

Seu caminho político começou quando ela se tornou uma militante da Juventude Livre Alemã, um grupo de orientação socialista. Durante os anos de 1973 a 1978, Angela Merkel estudou na Universidade de Leipzig, obtendo seu diploma em Física. Ela trabalhou e estudou no Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências e concluiu seu doutorado em 1986.

Uma Ascensão Política Notável

O cenário político alemão mudou drasticamente com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, e Angela Merkel mergulhou de cabeça no movimento pela democratização da Alemanha. Ela iniciou sua carreira política no partido Despertar Democrático e, após a primeira eleição democrática na Alemanha Oriental, tornou-se porta-voz do governo interino de Lothar de Maizière.

Em dezembro de 1990, Merkel foi eleita para o Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento Alemão, que na época estava localizado em Bonn. Seu partido apoiou a reunificação rápida com a Alemanha Ocidental e fez parte da coalizão Aliança pela Alemanha, junto com o partido União Democrata Cristã (CDU), liderado pelo chanceler Helmut Kohl.

Merkel assumiu o Ministério da Juventude e Família em 1991, permanecendo lá até 1994. Ela foi a ministra mais jovem do governo Kohl e era vista como protegida por ele. Após as eleições de 1994, Angela Merkel tornou-se Ministra do Meio Ambiente e liderou a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada em Berlim, em 1995, permanecendo no cargo até 1997.

Em 1998, nas eleições federais para o parlamento, os partidos de centro-direita, União Democrata Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), liderados por Helmut Kohl, enfrentaram um revés, obtendo apenas 35,17% dos votos. Angela Merkel foi nomeada secretária geral do CDU após a derrota de Kohl, encarregada de revitalizar o partido. No entanto, em 2000, o partido enfrentou sua pior crise devido a um escândalo de financiamento de campanha.

Nas eleições de 2002, Merkel cedeu sua candidatura ao cargo de Chanceler Federal a Edmund Stoiber, governador da Baviera e presidente da CSU. No entanto, Stoiber perdeu por uma margem estreita para Gerhard Schröder, candidato do Partido Social Democrata (SPD), em uma coalizão com o Partido Verde.

Após a derrota de Stoiber, Merkel assumiu o papel de líder da oposição conservadora na Câmara Baixa do Parlamento Alemão, mantendo-se também como presidente do CDU.

O Reinado como Chanceler da Alemanha

O dia 30 de maio de 2005 marcou um marco importante na carreira de Angela Merkel, quando ela foi escolhida como a candidata da coligação CDU/CSU nas eleições nacionais para o cargo de Chanceler, competindo contra o então Chanceler Gerhard Schröder. Em 22 de novembro, Merkel emergiu vitoriosa nas eleições, obtendo 397 votos dos 611 do parlamento. Isso a tornou a primeira mulher a liderar o governo da Alemanha e a primeira personalidade política alemã oriunda da antiga Alemanha Oriental a ocupar esse cargo.

Merkel continuou sua trajetória de sucesso nas eleições de 27 de setembro de 2009, quando enfrentou o candidato do SPD, Frank-Walter Steinmeier, e venceu pela segunda vez como Chanceler.

Em 17 de dezembro de 2013, Angela Merkel foi reeleita para o cargo de Chanceler da Alemanha pela terceira vez, com maioria absoluta dos votos.

Seu mandato de Chanceler foi notável por sua liderança durante momentos cruciais, incluindo a crise financeira mundial de 2008, a crise da Zona do Euro, a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, a crise dos refugiados na Europa em 2015 e 2016 e a pandemia de Covid-19.

No entanto, em 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a política de Angela Merkel foi analisada e criticada devido à sua proximidade com a Rússia. Ela foi acusada de aumentar a dependência da Europa em relação à energia russa e de não investir o suficiente em Defesa. A dependência energética da Alemanha em relação à Rússia aumentou significativamente, passando de 36% das importações totais de gás em 2014 para 55% na atualidade.

Vida Pessoal

Angela Merkel teve duas fases em sua vida pessoal. Em 1973, enquanto estudava na Universidade de Leipzig, ela conheceu Ulrich Merkel, com quem se casou e manteve o sobrenome após o casamento, que durou cinco anos.

Em 1998, Merkel casou-se com o químico Joachim Sauer, seu companheiro de longa data. No entanto, Angela Merkel não teve filhos. Essa é a jornada notável de Angela Merkel, uma das figuras políticas mais influentes do nosso tempo, que deixou uma marca indelével na história da Alemanha e do mundo.


Resumo da Biografia de Angela Merkel

Angela Merkel, nascida em 1954, é uma política alemã que se destacou como chanceler da Alemanha de 2005 a 2021, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela nasceu em Hamburgo e cresceu na Alemanha Oriental.

Merkel iniciou sua carreira política na esteira da queda do Muro de Berlim em 1989. Ela fez parte do partido Despertar Democrático e, após a reunificação alemã em 1990, foi eleita para o Bundestag (Parlamento Alemão).

Ao longo de sua carreira, Merkel ocupou vários cargos ministeriais e liderou o partido União Democrata Cristã (CDU). Em 2005, tornou-se chanceler, marcando um marco na história política alemã como a primeira mulher a ocupar o cargo.

Durante seu tempo como chanceler, Merkel enfrentou desafios significativos, incluindo a crise financeira global de 2008, a crise da Zona do Euro, a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, a crise dos refugiados em 2015 e 2016, e a pandemia de Covid-19.

No entanto, após a invasão russa na Ucrânia em 2022, sua política de proximidade com a Rússia foi criticada por aumentar a dependência energética da Europa em relação à Rússia.

Merkel teve duas fases em sua vida pessoal, casando-se primeiro com Ulrich Merkel e depois com Joachim Sauer, mas não teve filhos.

Seu legado é o de uma líder política competente e influente que moldou a política alemã e europeia durante sua longa permanência no cargo de chanceler.