Adolf Hitler

Biografia de Adolf Hitler: Adolf Hitler (1889-1945) foi um líder político alemão e o chefe do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista). Ele assumiu o cargo de Chanceler e implementou o programa nazista, consolidando sua ditadura por meio de golpes, ações ilegais e assassinatos. Com a morte do presidente alemão, ele também assumiu a posição de presidente, marcando o início do Terceiro Reich.

Hitler nasceu em Braunau, Áustria, em 20 de abril de 1889. Ele era filho de Alois Hitler, um funcionário da alfândega, e Klara Hitler, e inicialmente tinha aspirações artísticas. Aos 21 anos, ele se mudou para Viena em busca de estudos em pintura e arquitetura na Academia de Belas Artes, mas foi rejeitado duas vezes.

Em 1913, Hitler mudou-se para Munique e, em agosto de 1914, ingressou no Regimento de Infantaria do Exército Alemão para lutar na Primeira Guerra Mundial. Nesse período, ele recebeu a Cruz de Ferro por bravura. Após o retorno a Munique, ele trabalhou na seção de imprensa e propaganda do Quarto Comando das Forças Armadas.

Durante o período pós-Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha derrotada, a monarquia abolida e a República instalada em 1918, o país enfrentou uma grave crise econômica e social. Nesse contexto, surgiram vários partidos de oposição ao governo. Em março de 1919, em Milão, Itália, Benito Mussolini fundou o primeiro grupo do futuro Partido Fascista Italiano. No mesmo ano, em Munique, Hitler juntou-se a um pequeno grupo chamado “Partido Trabalhista Alemão”.

Com sua habilidade oratória, Hitler renomeou o grupo para “Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães” (Partido Nazista) e estabeleceu uma organização paramilitar chamada “SA” (Seção de Assalto), responsável por intimidar opositores. O programa confuso do partido denunciava judeus, marxistas e estrangeiros, enquanto prometia empregos e o fim das reparações de guerra.

Em 1921, aos 33 anos, Hitler se tornou o líder do partido e criou as “SS” (Brigadas de Segurança), uma força de elite. Após uma tentativa fracassada de golpe em Munique em 1923, ele foi condenado a cinco anos de prisão, mas cumpriu apenas oito meses, durante os quais escreveu a primeira parte de seu livro “Minha Luta”, onde desenvolveu os fundamentos do nazismo.

A ideologia nazista, inspirada no fascismo, era baseada em elementos como racismo, totalitarismo, antimarxismo, anticapitalismo, unipartidarismo e nacionalismo. Hitler acreditava na superioridade da raça alemã ariana e considerava os judeus como inimigos principais. Ele defendia um Estado totalitário no qual o indivíduo estava subordinado ao Estado e pregava a destruição das “humilhações” impostas pelo Tratado de Versalhes, buscando a construção de uma Grande Alemanha.

Com a crise de 1929, o extremismo político ganhou força na Alemanha. Em 1930, Hitler se tornou cidadão alemão e, em 1931, o Partido Nazista atraiu seis milhões de desempregados. Nas eleições legislativas de 1932, o partido conquistou 230 cadeiras, enquanto nas eleições presidenciais Hitler obteve 13 milhões de votos, embora o marechal Hindenburg tenha sido reeleito com 19 milhões. Em meio a uma grave crise política em 1933, Hindenburg nomeou Hitler como chanceler.

Em apenas 23 meses, por meio de golpes, ações ilegais e assassinatos, Hitler estabeleceu sua ditadura pessoal. Com a permissão do presidente, ele dissolveu o Parlamento, convocou as “SA” e “SS” e realizou uma campanha de eleições nas quais vários líderes opositores foram assassinados. Os nazistas incendiaram o Parlamento e culparam os comunistas, restaurando a pena de morte.

Com a alegada conspiração comunista, o Partido Nazista obteve 44% dos votos, excluindo os 81 comunistas eleitos. Em 23 de março, Hitler recebeu plenos poderes por meio de votação. O Führer começou a implementar o programa nazista, resultando em 3 mil assassinatos em toda a Alemanha. Opositores, comunistas e judeus foram enviados para campos de concentração recentemente abertos, como Dachau e Buchenwald.

Após a morte de Hindenburg no final de 1934, Hitler acumulou os cargos de chanceler e presidente. Todos os funcionários e oficiais militares foram obrigados a prestar juramento pessoal de lealdade a ele. A bandeira do partido, com a suástica, tornou-se a bandeira da Alemanha, que reiniciou a produção de armamentos em 1935 e reintroduziu o serviço militar obrigatório.

Hitler iniciou seus objetivos expansionistas, se aproximando da Itália de Mussolini por meio de ajuda econômica. Em maio de 1938, o exército alemão invadiu a Áustria e, em 1939, desrespeitando o acordo de Munique, ocupou a Checoslováquia. Em 1º de setembro, ele invadiu a Polônia, estabelecendo um governo geral e iniciando a perseguição aos judeus.

A invasão da Polônia pela Alemanha levou a Inglaterra, aliada da Polônia, a declarar guerra à Alemanha. A França, aliada da Inglaterra, fez o mesmo, desencadeando a Segunda Guerra Mundial (1939-1942). A partir de abril de 1940, sob o comando de Hitler, a Alemanha avançou em direção à Europa Ocidental, conquistando a Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Bélgica e França. A Inglaterra enfrentou intensos ataques da aviação alemã.

Nos países conquistados, o regime nazista estabeleceu dezenas de campos de concentração, onde o Holocausto foi praticado, resultando no extermínio em massa de milhões de judeus, que eram mortos em câmaras de gás e incinerados em fornos especialmente construídos. O maior campo de concentração foi Auschwitz, na Polônia.

Em 1941, rompendo o pacto assinado com Stalin, o exército de Hitler invadiu a União Soviética. Os Estados Unidos já estavam indiretamente ajudando a Inglaterra e a França, mas após o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor no Pacífico, em 1941, o país entrou na guerra e formou o grupo dos Aliados, juntamente com a Inglaterra, França e União Soviética.

Em todos os países ocupados pelos nazifascistas, a “Resistência” organizou-se como uma associação clandestina, buscando paralisar o inimigo por meio de sabotagem e ataques surpresa.

Em 1943, a Batalha de Stalingrado, na União Soviética, marcou a primeira grande derrota das tropas alemãs. Em 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D, as forças aliadas desembarcaram na Normandia, no norte da França, enfraquecendo ainda mais as forças de Hitler e aproximando-se da derrota alemã.

A frente oriental, liderada pelo Exército Vermelho soviético, foi a primeira a chegar a Berlim, dando o golpe final no Terceiro Reich. Poucos dias antes da rendição final, em 8 de maio, Hitler, refugiado em um bunker em Berlim, suicidou-se com um tiro de pistola, acompanhado de sua esposa Eva Braun, que se envenenou. Embora o corpo de Hitler nunca tenha sido encontrado, ele cometeu suicídio em 30 de abril de 1945, em Berlim, Alemanha.

Resumo da Biografia de Adolf Hitler

Este texto é um resumo da ascensão e queda de Adolf Hitler e do regime nazista na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, chegou ao poder na Alemanha em 1933, estabelecendo uma ditadura pessoal. Ele promoveu a ideologia nazista, que era baseada no racismo, no antissemitismo e no expansionismo territorial. Hitler desafiou as restrições impostas pelo Tratado de Versalhes e buscou a construção de uma Grande Alemanha.

Após a crise econômica de 1929, o extremismo político ganhou força na Alemanha, e Hitler se tornou chanceler em 1933. Ele rapidamente consolidou seu poder, eliminando opositores e estabelecendo uma ditadura totalitária. Os nazistas perseguiram e oprimiram judeus, comunistas e outros grupos considerados indesejáveis, enviando-os para campos de concentração e praticando o Holocausto.

Hitler iniciou uma política expansionista, invadindo a Áustria, a Checoslováquia e, em 1939, a Polônia, o que levou ao início da Segunda Guerra Mundial. Os Aliados, liderados pelos Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética, uniram-se para combater o nazismo.

Durante a guerra, a Alemanha conquistou vários países da Europa Ocidental, mas sofreu derrotas significativas, como na Batalha de Stalingrado. Os Aliados lançaram o Dia D, um grande desembarque na Normandia, em 1944, e avançaram em direção à Alemanha. O Exército Vermelho soviético foi o primeiro a chegar a Berlim, onde Hitler se suicidou em um bunker.

A queda de Hitler e a derrota da Alemanha nazista foram seguidas pela rendição em 1945. A Segunda Guerra Mundial resultou em uma devastação sem precedentes e no genocídio de milhões de pessoas. O período nazista na Alemanha é amplamente considerado um dos momentos mais sombrios da história mundial.