Ademar de Barros

Biografia de Ademar de Barros: Ademar de Barros (1901-1969) foi um renomado político brasileiro. Ele ocupou o cargo de prefeito da cidade de São Paulo e foi governador do estado por dois mandatos. Ademar também concorreu à presidência da república em duas ocasiões, nos anos de 1955 e 1960.

Ademar Pereira de Barros nasceu em Piracicaba, no estado de São Paulo, em 22 de abril de 1901. Ele concluiu seus estudos de Medicina na Universidade do Brasil em 1923 e realizou pós-graduação na Universidade Popular de Berlim, na Alemanha, durante quatro anos. Após retornar ao Brasil, trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz até 1932, quando se envolveu na Revolução Constitucionalista. Após a derrota do movimento, ele se refugiou no Paraguai e na Argentina.

Em 1934, Ademar de Barros foi eleito deputado pelo Partido Republicano Paulista e, posteriormente, fundou o Partido Republicano Progressista, que mais tarde se transformou no Partido Social Progressista (PSP). Durante o período do Estado Novo, ele atuou como interventor no estado de São Paulo. Em 1947, foi eleito governador do estado com o apoio dos comunistas. Em 1955, concorreu à presidência da República pelo PSP, porém foi derrotado.

Em 1957, Ademar de Barros foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. No ano seguinte, candidatou-se novamente ao cargo de governador do estado. Em 1960, tentou mais uma vez a presidência, mas foi novamente derrotado. Ele foi eleito governador de São Paulo pela segunda vez em 1962, após ter apoiado o movimento em favor da posse de João Goulart na presidência, após a renúncia de Jânio Quadros.

No entanto, mesmo tendo participado da conspiração que resultou no movimento militar de 31 de março de 1964, Ademar de Barros foi afastado do cargo pelo presidente Castelo Branco e teve seus direitos políticos cassados por dez anos, sob a acusação de corrupção.

Ademar de Barros faleceu em Paris, França, em 17 de março de 1969.

Resumo da Biografia de Ademar de Barros

Ademar de Barros (1901-1969) foi um influente político brasileiro que ocupou cargos importantes em São Paulo. Nascido em Piracicaba, formou-se em Medicina e posteriormente se envolveu na política. Ele foi prefeito da cidade de São Paulo, governador do estado por dois mandatos e concorreu à presidência do país em duas ocasiões. Ademar teve participação ativa na vida política, fundando partidos e apoiando movimentos. No entanto, sua carreira política foi marcada por acusações de corrupção, o que levou ao seu afastamento do cargo de governador e à cassação de seus direitos políticos. Ademar de Barros faleceu em Paris, França, em 1969.