Substantivo: O que é, significado

Substantivo: O que é e qual o seu significado?

O substantivo é uma das classes gramaticais da língua portuguesa e é utilizado para nomear pessoas, animais, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. É uma palavra essencial em qualquer idioma, pois permite a comunicação e a expressão de ideias e conceitos. Neste glossário, iremos explorar em detalhes o significado e as características dos substantivos.

Tipos de substantivos

Existem diferentes tipos de substantivos, cada um com suas particularidades. Vamos conhecer alguns deles:

Substantivo comum

O substantivo comum é aquele que se refere a seres de uma mesma espécie de forma genérica, sem especificar um indivíduo em particular. Por exemplo, “cachorro”, “cidade” e “amor” são substantivos comuns.

Substantivo próprio

O substantivo próprio é utilizado para nomear seres de forma específica, distinguindo um indivíduo dos demais. Nomes próprios de pessoas, como “Maria” e “João”, e nomes de lugares, como “Rio de Janeiro” e “Paris”, são exemplos de substantivos próprios.

Substantivo concreto

O substantivo concreto é aquele que se refere a seres ou objetos que possuem existência física, que podem ser percebidos pelos sentidos. Por exemplo, “mesa”, “cachorro” e “flor” são substantivos concretos.

Substantivo abstrato

O substantivo abstrato é utilizado para nomear ideias, sentimentos, qualidades, estados, entre outros, que não possuem existência física e não podem ser percebidos pelos sentidos. Por exemplo, “amor”, “felicidade” e “coragem” são substantivos abstratos.

Substantivo coletivo

O substantivo coletivo é utilizado para nomear um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo, “matilha” (conjunto de lobos), “rebanho” (conjunto de ovelhas) e “frota” (conjunto de veículos) são substantivos coletivos.

Gênero e número dos substantivos

Os substantivos podem apresentar variações de gênero e número. O gênero pode ser masculino ou feminino, e o número pode ser singular ou plural. Essas variações são importantes para a concordância com outros elementos da frase.

Flexão de gênero

A flexão de gênero nos substantivos ocorre quando há uma mudança na terminação da palavra para indicar o gênero masculino ou feminino. Por exemplo, “menino” (masculino) e “menina” (feminino) são variações de gênero do substantivo “menino”.

Flexão de número

A flexão de número nos substantivos ocorre quando há uma mudança na terminação da palavra para indicar o número singular ou plural. Por exemplo, “casa” (singular) e “casas” (plural) são variações de número do substantivo “casa”.

Plural dos substantivos

Existem diferentes regras para formar o plural dos substantivos em português. Alguns substantivos formam o plural adicionando a terminação “-s”, como “livros” e “canetas”. Outros formam o plural adicionando a terminação “-es”, como “caixas” e “mesas”. Além disso, há substantivos que apresentam alterações na raiz da palavra, como “homem” (singular) e “homens” (plural).

Conclusão

Neste glossário, exploramos o significado e as características dos substantivos, uma classe gramatical essencial para a comunicação e expressão de ideias. Vimos que existem diferentes tipos de substantivos, como comum, próprio, concreto, abstrato e coletivo, cada um com suas particularidades. Além disso, discutimos a flexão de gênero e número dos substantivos, que são importantes para a concordância na frase. Esperamos que este glossário tenha sido útil para a compreensão desse importante elemento da língua portuguesa.