Abraham Maslow
Biografia de Abraham Maslow: Abraham Maslow, um renomado psicólogo norte-americano reconhecido pela sua Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a famosa Pirâmide de Maslow, deixou uma importante contribuição para a Psicologia Humanista.
Nascido no Brooklyn, nos Estados Unidos, em 1º de abril de 1908, Maslow teve uma infância extremamente difícil e desprivilegiada, conforme relatado pelo próprio. Para escapar dessa situação, ele buscava refúgio nas bibliotecas.
Inicialmente, ingressou no curso de Direito no City College of New York (CCNY), mas logo se interessou pela psicologia, área que acabou seguindo na Universidade de Wisconsin, onde obteve seu mestrado e doutorado.
Maslow dedicou-se ao estudo de várias correntes psicológicas, incluindo a psicanálise, Gestalt e a abordagem humanista. Colaborou com o renomado psicólogo E. L. Thorndike em pesquisas sobre sexualidade humana na Universidade de Columbia. Além disso, teve papel importante como coordenador do curso de psicologia na Universidade Brandeis. Em parceria com Anthony Sutich, um pioneiro nos estudos da psicologia transpessoal, Maslow foi um dos responsáveis pela publicação da Revista de Psicologia Humanista e incentivou a criação de uma revista especializada no assunto.
Sua teoria mais conhecida é a da “hierarquia das necessidades”, que estabelece uma ordem em que as necessidades fisiológicas são a base para as demais necessidades, como segurança, afetividade, estima e autorrealização. De acordo com essa teoria, uma necessidade só pode ser satisfeita se as necessidades anteriores forem atendidas. Além disso, Maslow realizou uma pesquisa marcante em Connecticut com um grupo de negros e judeus, a qual revelou os conflitos enfrentados por esses indivíduos.
Abraham Maslow faleceu na Califórnia, Estados Unidos, em 8 de junho de 1970, em decorrência de um ataque cardíaco.