Adriana Varejão
Biografia de Adriana Varejão
Artista plástica brasileira
Adriana Varejão é uma renomada artista plástica brasileira contemporânea.
Nascida em novembro de 1964, a artista teve uma infância predominantemente em Brasília, apesar de ter vindo ao mundo no Rio de Janeiro.
Durante sua época universitária em 1981, ela iniciou um curso de engenharia na PUC-Rio, mas abandonou no ano seguinte.
No campo profissional, em 1983, Adriana deu seus primeiros passos nas artes plásticas ao participar de uma série de cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Nesse período, estabeleceu seu primeiro estúdio no Horto, localizado na zona sul do Rio de Janeiro.
Dois anos depois, viajou para Nova Iorque, onde teve contato com renomados pintores que influenciaram seu trabalho.
Em 1986, recebeu o primeiro de muitos prêmios ao ser agraciada com o Prêmio Aquisição do 9º Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte (RJ).
No ano de 1988, já reconhecida no Brasil, participou da mostra intitulada “Brasil Já”, realizada no Museu Morsbroich, em Leverkusen, na Alemanha.
Com interesse pela cultura oriental, em 1992, Adriana Varejão decidiu passar três meses trabalhando na China. A experiência resultou na exposição “Terra Incógnita”, exibida na Galeria Luisa Strina, em São Paulo.
Demonstrando curiosidade pela cultura nordestina, em 1993, a artista fez parte de uma residência artística no Instituto Goethe em Maceió. A partir de Maceió, viajou para estados vizinhos, pesquisando especialmente elementos da arte sacra e artesanato local.
As obras de Adriana Varejão podem ser encontradas em renomados museus internacionais, como o Tate Modern em Londres, o Guggenheim em Nova Iorque e o Hara Museum em Tóquio.
No Brasil, suas peças mais famosas estão em exposição no Centro Inhotim de Arte Contemporânea em Minas Gerais.
Resumo da Biografia: Adriana Varejão
Adriana Varejão é uma aclamada artista plástica brasileira contemporânea. Nascida no Rio de Janeiro em 1964, ela passou parte de sua infância em Brasília. Iniciou seus estudos na área de engenharia na PUC-Rio, mas abandonou o curso. Em 1983, ingressou no universo das artes plásticas através de cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e montou seu primeiro ateliê no Rio de Janeiro. Em 1986, recebeu seu primeiro prêmio no Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte. Adriana Varejão teve influências de grandes pintores durante sua estadia em Nova Iorque em 1985. Ela também se interessou pela cultura oriental e passou três meses trabalhando na China em 1992. A exposição resultante dessa experiência foi chamada de “Terra Incógnita”. Além disso, ela explorou a cultura nordestina durante uma residência artística em Maceió, em 1993. Suas obras são exibidas em museus renomados, como o Tate Modern, Guggenheim e Hara Museum, e no Brasil, pode-se encontrá-las no Centro Inhotim de Arte Contemporânea.