Subjuntivo: O que é, significado

O que é o Subjuntivo?

O Subjuntivo é um modo verbal utilizado na língua portuguesa para expressar ações hipotéticas, desejos, dúvidas, incertezas, possibilidades, entre outros. É um modo que indica uma ação que não é certa, mas que depende de alguma condição para acontecer. O Subjuntivo é utilizado principalmente em orações subordinadas, que são aquelas que dependem de uma oração principal para ter sentido completo.

Significado do Subjuntivo

O Subjuntivo tem um significado bastante amplo e versátil. Ele pode ser utilizado para expressar desejos, como por exemplo: “Que você seja feliz”. Nesse caso, o Subjuntivo indica que a felicidade é algo desejado, mas não necessariamente uma certeza. O Subjuntivo também pode ser utilizado para expressar ações hipotéticas, como por exemplo: “Se eu fosse rico, viajaria pelo mundo”. Nesse caso, o Subjuntivo indica uma condição (ser rico) que não é realidade, mas que se fosse, a ação de viajar pelo mundo aconteceria.

Formação do Subjuntivo

O Subjuntivo é formado a partir do radical do verbo, ao qual são acrescentadas terminações específicas. A formação do Subjuntivo varia de acordo com a conjugação verbal e o tempo verbal utilizado. Por exemplo, no presente do Subjuntivo, a formação para os verbos regulares da primeira conjugação (terminados em -ar) é feita acrescentando as terminações -e, -es, -e, -emos, -eis, -em. Já para os verbos regulares da segunda e terceira conjugação (terminados em -er e -ir), a formação é feita acrescentando as terminações -a, -as, -a, -amos, -ais, -am.

Uso do Subjuntivo

O Subjuntivo é utilizado em diversas situações na língua portuguesa. Alguns dos principais usos do Subjuntivo são:

1. Expressar desejos:

O Subjuntivo é utilizado para expressar desejos, como por exemplo: “Que você tenha sucesso”. Nesse caso, o Subjuntivo indica que o sucesso é algo desejado, mas não necessariamente uma certeza.

2. Expressar dúvidas e incertezas:

O Subjuntivo também é utilizado para expressar dúvidas e incertezas, como por exemplo: “Não sei se ele venha amanhã”. Nesse caso, o Subjuntivo indica que a vinda dele amanhã é incerta.

3. Expressar possibilidades:

O Subjuntivo pode ser utilizado para expressar possibilidades, como por exemplo: “Talvez eu faça uma viagem no próximo mês”. Nesse caso, o Subjuntivo indica que a viagem é uma possibilidade, mas não uma certeza.

4. Expressar ordens e sugestões:

O Subjuntivo também pode ser utilizado para expressar ordens e sugestões, como por exemplo: “Que você estude mais”. Nesse caso, o Subjuntivo indica uma ordem ou sugestão.

5. Expressar condições:

O Subjuntivo é utilizado para expressar condições, como por exemplo: “Se eu tivesse dinheiro, compraria uma casa”. Nesse caso, o Subjuntivo indica uma condição (ter dinheiro) que não é realidade, mas que se fosse, a ação de comprar uma casa aconteceria.

Conclusão

O Subjuntivo é um modo verbal importante na língua portuguesa, utilizado para expressar ações hipotéticas, desejos, dúvidas, incertezas, possibilidades, entre outros. É um modo que indica uma ação que não é certa, mas que depende de alguma condição para acontecer. A formação do Subjuntivo varia de acordo com a conjugação verbal e o tempo verbal utilizado. É importante conhecer as diferentes situações em que o Subjuntivo é utilizado para utilizar corretamente esse modo verbal na comunicação escrita e falada.