Quimioterápico :O que é, significado

Quimioterápico: O que é e qual o seu significado?

A quimioterapia é um tratamento amplamente utilizado no combate ao câncer. Os quimioterápicos são medicamentos que atuam no combate às células cancerígenas, impedindo sua multiplicação e destruindo-as. Essa forma de tratamento é considerada sistêmica, pois os medicamentos são administrados por via oral, intravenosa ou intramuscular, atingindo todo o organismo.

Como funciona a quimioterapia?

A quimioterapia age de forma a interferir no ciclo de vida das células cancerígenas. Essas células se multiplicam de forma descontrolada, invadindo tecidos e órgãos saudáveis. Os quimioterápicos atuam bloqueando a divisão celular, impedindo que as células se multipliquem e se espalhem pelo corpo. Além disso, esses medicamentos também podem induzir a morte das células cancerígenas.

Quais são os tipos de quimioterápicos?

Existem diferentes tipos de quimioterápicos, que podem ser utilizados isoladamente ou em combinação, dependendo do tipo de câncer e do estágio da doença. Alguns dos principais tipos de quimioterápicos incluem:

1. Alquilantes

Os alquilantes são quimioterápicos que atuam danificando o DNA das células cancerígenas, impedindo sua multiplicação. Esses medicamentos são utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer, como leucemia, linfoma e câncer de mama.

2. Antimetabólitos

Os antimetabólitos são quimioterápicos que interferem no metabolismo das células cancerígenas, impedindo sua multiplicação. Esses medicamentos são utilizados no tratamento de cânceres como o de cólon, mama e pulmão.

3. Antitumorais

Os antitumorais são quimioterápicos que atuam diretamente nas células cancerígenas, impedindo sua multiplicação e induzindo a morte celular. Esses medicamentos são utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, mama e próstata.

4. Hormonioterapia

A hormonioterapia é um tipo de quimioterapia que atua bloqueando a ação dos hormônios que estimulam o crescimento das células cancerígenas. Essa forma de tratamento é utilizada principalmente no combate ao câncer de mama e de próstata.

5. Inibidores de tirosina quinase

Os inibidores de tirosina quinase são quimioterápicos que atuam bloqueando a ação de uma enzima chamada tirosina quinase, que está envolvida no crescimento das células cancerígenas. Esses medicamentos são utilizados no tratamento de cânceres como o de pulmão, mama e leucemia.

Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

A quimioterapia pode causar uma série de efeitos colaterais, que variam de acordo com o tipo de medicamento utilizado e a sensibilidade de cada paciente. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem:

1. Queda de cabelo

A queda de cabelo é um efeito colateral comum da quimioterapia, pois os medicamentos afetam as células responsáveis pelo crescimento dos fios. Essa queda de cabelo pode ser temporária ou permanente, dependendo do tipo de medicamento utilizado.

2. Náuseas e vômitos

A quimioterapia pode causar náuseas e vômitos, devido à irritação do sistema digestivo pelos medicamentos. Esses sintomas podem ser controlados com o uso de medicamentos específicos.

3. Fadiga

A fadiga é um efeito colateral comum da quimioterapia, pois os medicamentos afetam as células responsáveis pela produção de energia no organismo. Essa fadiga pode ser intensa e durar por um período prolongado.

4. Supressão do sistema imunológico

A quimioterapia pode causar a supressão do sistema imunológico, deixando o paciente mais suscetível a infecções. Por isso, é importante tomar cuidados extras com a higiene e evitar contato com pessoas doentes durante o tratamento.

Conclusão

A quimioterapia é um tratamento eficaz no combate ao câncer, utilizando medicamentos específicos para destruir as células cancerígenas. Apesar dos efeitos colaterais, a quimioterapia tem salvado muitas vidas e proporcionado uma melhor qualidade de vida aos pacientes. É importante ressaltar que o tratamento deve ser realizado sob a supervisão de um médico especialista, que irá avaliar o tipo de câncer, o estágio da doença e indicar o melhor tipo de quimioterápico a ser utilizado.